Cirurgia Percutânea do Pé

Cirurgia Percutânea do Pé

A Cirurgia Percutânea do Pé é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que fazemos por meio de pequenas incisões na pele. Frequentemente, médicos a utilizam para tratar diversas condições do pé, como joanete (hálux valgo), dedos em garra ou martelo, hálux rígido, calosidades e fascite plantar.

Como Funciona a Cirurgia Percutânea

Realizamos a cirurgia percutânea com o auxílio de instrumentos cirúrgicos específicos, incluindo agulhas, pinças e tesouras. Inserimos esses instrumentos pelas pequenas incisões e os guiamos por fluoroscopia (raio-x em tempo real) para executar o procedimento. Geralmente, fazemos a cirurgia sob anestesia local ou sedação, e ela dura de 30 minutos a 1 hora.

Recuperação e Benefícios

Após a cirurgia, o paciente pode ir para casa no mesmo dia. Sedo assim, necessário usar um curativo nas incisões e repousar o pé por alguns dias.

Os benefícios da cirurgia percutânea do pé são claros:

  • Menor tempo de recuperação: O período de recuperação costuma ser mais curto do que na cirurgia tradicional.
  • Menos dor: ela causa menos dor pós-operatória em comparação com a cirurgia aberta.
  • Menor risco de complicações: apresenta um risco reduzido de complicações.
  • Menor cicatriz e inchaço: Isso se deve às pequenas incisões.

Procedimentos Percutâneos Comuns no Pé

Alguns dos procedimentos percutâneos mais frequentes incluem:

  • Fenestração do hálux rígido: libera a articulação do hálux, aumentando sua flexibilidade.
  • Tenotomia do tendão flexor curto/longo do hálux: usamos esta técnica para encurtar o tendão e corrigir o dedo em garra.
  • Ablação de neuroma de Morton: Remove um neuroma, uma lesão nervosa que causa dor no pé.
  • Remoção de calosidades: elimina o excesso de pele endurecida no pé.

Cirurgia Percutânea do Pé em Curitiba, Santa Catarina e Paraná

Se você busca uma cirurgia percutânea do pé em Curitiba, Paraná, ou nas principais cidades de Santa Catarina, como Joinville, Blumenau, Camboriú, Florianópolis e Chapecó, o Dr. João Luiz Vieira da Silva é um ortopedista especialista em cirurgia de joelho e tornozelo que oferece essa solução. Além disso, a cirurgia percutânea, também conhecida como cirurgia minimamente invasiva, representa um avanço significativo no tratamento de diversas deformidades e condições do pé. A princípio, a principal vantagem é o menor trauma aos tecidos, o que resulta em menos dor pós-operatória e uma recuperação mais rápida. Assim, os pacientes podem retornar às suas atividades diárias com mais agilidade.

Vantagens e Indicações da Cirurgia Percutânea

Realizamos a cirurgia percutânea com incisões de 2-3 mm, usando instrumentos específicos e fluoroscopia para guiar o procedimento. Dessa forma, essa técnica permite corrigir problemas como joanetes (hálux valgo), deformidades dos dedos menores (dedo em martelo, dedo em garra), metatarsalgias e esporão de calcâneo. Em resumo, as vantagens incluem menor cicatriz, menor inchaço, redução da dor no pós-operatório e um tempo de recuperação mais curto em comparação com as técnicas cirúrgicas tradicionais. Portanto, essa é uma excelente opção para quem busca um procedimento menos agressivo.

Recuperação e Retorno às Atividades

Após a cirurgia percutânea do pé, a recuperação é, geralmente, mais rápida. O Dr. João Luiz Vieira da Silva fornecerá todas as orientações para o pós-operatório, incluindo o uso de um calçado especial e sessões de fisioterapia. Portanto, você pode caminhar no mesmo dia ou nos dias seguintes à cirurgia, com o auxílio de muletas, se necessário. A dor costuma ser bem controlada com medicação simples. Contudo, é fundamental seguir rigorosamente as recomendações médicas para garantir o sucesso do procedimento e evitar complicações. Por fim, a cirurgia percutânea do pé pode proporcionar um alívio duradouro e restaurar a função dos seus pés de forma eficaz.

Bibliografia

  1. Isham SA. The Reverdin-Isham procedure for the correction of hallux abducto valgus. A distal metatarsal osteotomy procedure. Clin Podiatr Med Surg 1991;8(1):81-94.
  2. De Prado M, Ripoll PL, Golano P. Cirurgia percutanea del pie. Barcelona: Masson 2003.
  3. Coughlin MJ,Mann RA,Saltzman CL.Surgery of Foot and Ankle 8 ED 2007.
  4. Robinson AHN, Limbers JP. Modern concepts in the treatment of hallux valgus. J Bone Joint Surg [Br] 2005;87-B:1038-45.
  5. Vernois J. L’ostéotomie en chevron percutané du premier métatarsien. In:Cyrille Cazeau, editor. Cirurgie mini-invasive et percutanée du pied. Paris: Sauramps médical; 2009;97-104.
  6. Lara LC, Ferreira C, Prado F, Pires FA, Scardovelli PL. Tratamento cirúrgico do hálux valgo por técnica percutânea Tobillo y Pie 2014;6(1):vi.
  7. De Lavigne C, Rasmont Q, Hoang B. Percutaneous double metatarsal osteotomy for correction of severe hallux valgus deformity. Acta Orthop. Belg., 2011, 77, 516-521.
Dr. João Luiz Vieira da Silva: especialista em cirurgia percutânea do pé em Curitiba, Joinville, Florianópolis e região. Agende.